sábado, 5 de outubro de 2013

Mapa mostra poder do Google no mundo

Imagem criada por dois pesquisadores de Oxford simula o tamanho dos países conforme o número de usuários dos sites mais acessados

iG São Paulo 
Dois pesquisadores ingleses criaram um mapa-múndi que mostra quais os sites mais populares em cada país do mundo, os "impérios da Internet", conforme denominou o Diário de Notícias , de Portugal, neste sábado (05). O tamanho dos territórios varia de acordo com o número de usuários dos sites.
Wikimedia Commons
Tamanho dos países é alterado conforme o número de usuários de cada site






A imagem aponta que o Google, predominante no Brasil, domina quase todo o mundo ocidental, incluindo Estados Unidos e a absoluta maioria do território europeu. A multinacional de serviços online também prevalece no Oriente Médio e em vários países do leste asiático.
Com influência menor, o Facebook se sobressai em nações sul-americanas como México, Argentina, Colômbia e Peru, além de reinar no norte da África. O site Baidu aparece com força absoluta na China e em países vizinhos, enquanto o Yahoo! predomina no Japão e em Taiwan. 
 Outro mapa, com visual clássico, mostra a mesma composição dos sites pelo mundo, mas sem alterar o tamanho dos países. A arte foi feita pelos estudiosos Mark Graham e Stefano De Stabbata, do Instituto da Internet da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eles se basearam em dados da empresa Alexa para criar os mapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário