terça-feira, 27 de maio de 2014

Especialista fala sobre crise que afeta homens na meia idade


crise meia idade
Os 40 anos de idade são o marco do amadurecimento masculino mas também podem ser o início de uma crise de identidade que acaba trazendo sérias consequências. A percepção de que o corpo já não tem o mesmo vigor da juventude assusta. Nessa fase, é comum haver um discreto aumento nos problemas de saúde, bem como mudanças no que diz respeito ao desejo e ao desempenho sexual, aspectos que mexem diretamente com a autoestima masculina. De acordo com a sexóloga Creusa Souza Dias a crise é pessoal, profissional e conjugal. ” O homem que chega a essa idade começa a questionar o que está fazendo da vida e se sente insatisfeito emocionalmente. Aí aparecem os sentimentos de remorço por metas não cumpridas, planos e sonhos não concretizados”, explica.
A menopausa masculina
A andropausa, menopausa masculina, tem efeito direto na crise da meia idade. A produção da testosterona, hormônio sexual masculino, diminui, o que acaba afetando o psicológico da pessoa. “Ele se sente velho fisicamente e busca a necessidade de se sentir atraído”, explica. Em alguns casos junto com a andropausa vem a depressão. “É a hora de procurar um terapeuta para buscar o autoconhecimento”, diz.
Cavalo velho, capim novo
Com a necessidade de se autoafirmar o homem que passa pela crise acaba deixando a esposa e os filhos de lado. Se torna egoísta, quer cuidar apenas de si e sai a procura da liberdade que até então, no casamento não tinha. Na questão amorosa quer uma parceira mais jovem. Para isso, como explica a especialista, muda toda a sua rotina em busca de um novo sentido de viver. Para alcançar todos estes novos objetivos acaba gastando demais. Compra moto, troca de carro, faz tratamento estético.
A orientação da sexóloga para quem estiver passando pela crise, que surge entre os 40 e os 50 anos, é procurar uma alimentação mais saudável, dar mais atenção a atividade física e procurar um médico para conferir as taxas hormonais e realizar exames de rotina. A ajuda de um psicólogo também é bem vinda.
2014-05-22 09.06.47



Nenhum comentário:

Postar um comentário