segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sexóloga dá dicas aos pais sobre como lidar com a sexualidade na infância


2014-05-15 09.09.03
Sexóloga Creusa Souza Dias com o apresentador do Canal Aberto RB2 Douglas Proença
Como os pais devem lidar com o despertar da sexualidade nos filhos? Este foi o assunto desta quinta-feira (15) no Canal Aberto RB2. De acordo com a sexóloga Creusa Souza Dias, hoje os pais reclamam que não têm tempo para se relacionar com os filhos, mas é importante encontrar um tempo onde possa ser estabelecido o diálogo, sobre tudo acerca da sexualidade. “As crianças de hoje estão muito precoces em tudo, inclusive quando o assunto é sexo. O problema é que os pais muitas vezes não estão preparados para tratar deste assunto com os filhos, e, por este motivo, evitam tocar no tema dentro de casa”, disse
A polêmica do “selinho”
Quem nunca presenciou esta cena: a mãe ou o pai dando um “selinho” no filho, como sinal de afeto. Para a sexóloga a prática deveria ser limitada. “Se são adeptos ao “selinho”, os pais deveriam, ao menos, orientar os filhos sobre os vários tipos de beijos que existem. Essa conversa pode evitar que a criança se confunda e pense que pode tratar qualquer pessoa da forma carinhosa como os pais a tratam”, explica.
Filho no quarto do casal
Até que idade as crianças devem permanecer no quarto dos pais? Segundo Creusa não há uma regra, vai depender de cada caso. Mas é preferível que seja logo no início da vida, já nos primeiros meses. “Assim ganham os dois lados, pais e filho”, complementa.
Por fim a sexóloga deixou um recado aos pais: “Ame seus filhos, sem limites, isso vai trazer benefícios para todos.”
A profissional realiza, mensalmente, em vários estados do Brasil, o curso “Superando seus limites” – Day training. A proposta é ajudar as pessoas a lidar com os quatro pilares da emoção: alegria, tristeza, medo e raiva. Mais informações pelo www.dracreusadias.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário