domingo, 24 de julho de 2011

ENERGIA SUSTENTAVEL. Aqueça-se com Lenha Ecologica.


Embrapa ensina a transformar resíduos em lenha ecológica

Hitssmaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon
A demonstração do processo produtivo de lenha ecológica, a partir de resíduos é um dos destaques no estande da unidade de Agroenergia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na 7ª Exposição de Tecnologia - Ciência para a Vida. Os visitantes podem acompanhar todas as etapas de produção da lenha, também conhecida como briquete.
Os briquetes podem ser produzidos com qualquer biomassa vegetal, resíduo agrícola ou florestal, colhidos em propriedades rurais, como palha de arroz, sabugo de milho, bagaço de limão e laranja ou sobras de madeira. Nas cidades, a tecnologia será testada na compactação do lixo orgânico com os resíduos de podas das árvores, destaca o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha.
Entre as vantagens dos briquetes, apontadas por Rocha, estão o menor volume em relação aos resíduos originais e com o mesmo valor calorífico, não causam danos ao meio ambiente, são recicláveis e mais uma fonte de renda para o pequeno produtor. “Adequado para uso em lareiras, fogões e churrasqueiras, o briquete tem formato homogêneo e tamanho programado na fabricação, o que o torna vantajoso para o transporte e manuseio”, orienta o pesquisador.
Na exposição, José Dilcio mostra as etapas do processo, utilizando a briquetadeira, máquina de compactar que pode gerar entre 50 e 100kg/h de resíduos. Os interessados podem acessar o vídeo com o passo-a-passo da produção de lenha ecológica no site www.cnpae.embrapa.br.
A 7ª Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa - Ciência para a Vida pode ser visitada até o dia 2 de maio. Mais informações no endereço: www.cienciaparavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário