quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saúde | 18/07/2011 - 07:15

Hidroginástica, a nova diversão da terceira idade em Canela

Atualmente, são quatro turmas que somam 48 inscritos

Manuela TeixeiraCelita Ferreira, de 76 anos, é uma das alunas com idade mais avançada. Celita Ferreira, de 76 anos, é uma das alunas com idade mais avançada.Celita Ferreira, de 76 anos, é uma das alunas com idade mais avançada.
A hidroginástica é a atividade que vem tomando conta das tardes de terça-feira da comunidade da terceira idade em Canela. As aulas são oferecidas pelo Centro de Convivência do Idoso, numa parceria com o Esporte Clube Serrano. Atualmente, são quatro turmas que somam 48 inscritos.

As aulas tiveram início há cerca de um mês e a professora Maria Cristina da Silva já observa a evolução dos alunos. "Eles relatam a diminuição de dores no corpo. Estão ganhando confiança e perdendo o medo da água. A hidroginástica proporciona o fortalecimento ósseo e da musculatura, o equilíbrio e a manutenção cardio respiratória", conta.

Celita Ferreira é uma das integrantes com idade mais avançada. Com 76 anos, ela elenca os benefícios da atividade. "Eu tinha muitas dores pelo corpo. Melhorei delas e até minha respiração está melhor. Na primeira aula, a professora ficava junto de mim o tempo todo. Agora tem exercícios que já faço sem precisar de ajuda", fala. 
As vantagens da hidroginástica abrangem também o campo da socialização. Além dos benefícios para a saúde física, a hidroginástica proporciona o contato e a interação social. "Esquecemos da idade e voltamos a ser criança. É muito divertido", relata Vera Lemos, de 61 anos. 
Para a coordenadora do Centro, Dalva Ferraz, a oferta dessa atividade é uma conquista que foi possível por meio da parceria entre administração municipal e Esporte Clube Serrano. "Agradecemos a parceria firmada com o clube, na pessoa de seu presidente, Norli Jahn ,bem como a sua diretoria , pela cedência da piscina térmica", destaca 
Para participar das aulas, é necessário fazer o cadastro no Centro de Convivência do Idoso. A atividade acontece nas terças-feiras, com turmas das 13h15min às 16h30min, no Esporte Clube Serrano. O Centro de Convivência do Idoso integra a secretaria Municipal de Assistência Social.

Os benefícios da hidroginástica para a terceira idade:
- Menor frequência cardíaca, ou seja, o coração passa a bombear o sangue com menos esforço.
- Devido ao baixo impacto proposto pela atividade, há diminuição da tensão muscular
- Fortalecimento dos músculos
- Aumento da amplitude muscular, ou seja, maior flexibilidade
- Desintoxicação das vias respiratórias
- Aumento da agilidade, percepção, esquema corporal, velocidade de ação e reação e também um aumento significativo da força
- Melhoras no equilíbrio e na coordenação
- Diminuição da gordura corporal
- Melhora da autoestima, socialização e reintegração

Nenhum comentário:

Postar um comentário