quarta-feira, 19 de junho de 2013


Chanceler Alema diz que Monitoramento da Internet tem que ter equilibrio adquado


BERLIM, 19 Jun (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta quarta-feira, que o monitoramento governamental das comunicações via Internet precisa ser realizada dentro dos limites adequados.
"Deixei claro que, apesar de enxergarmos a necessidade de coleta de informações, o tópico da proporcionalidade é sempre um tema importante e a ordem democrática livre é baseada no sentimento de segurança das pessoas", disse Merkel em uma coletiva de imprensa conjunta com Obama.
"É por isso que a questão do equilíbrio e da proporcionalidade é algo que vamos continuar a discutir, e sobre as quais nós concordamos com um maior intercâmbio de informações entre o Ministério do Interior alemão e as autoridades competentes nos Estados Unidos."
Na mesma entrevista, Obama disse que os Estados Unidos atingiram o equilíbrio entre a necessidade de reunir informações de segurança e a proteção às liberdades civis.
"Eu assumi o governo empenhado em proteger o povo americano, mas também comprometido com nossos valores e nossos ideais, e um dos nossos ideais mais altos ideais é a liberdade civil e a privacidade", disse Obama.
"Estou confiante que, neste ponto, atingimos o equilíbrio apropriado".
Os Estados Unidos estão sob duras críticas por sua política de vigilância secreta desde que um ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional revelou a dois jornais que o governo norte-americano monitorava a atividade telefônica e via Internet de milhões de pessoas.
O autor da denúncia, Edward Snowden, se refugiou em Hong Kong, território chinês semiautônomo, onde pode ser alvo de um processo de extradição para os EUA.
(Por Stephen Brown e Noah Barkin)


Nenhum comentário:

Postar um comentário