sexta-feira, 21 de junho de 2013




Com quase meio milhão de habitantes, Caxias abriga diversas etnias. Nos últimos tempos, senegaleses têm adotado a cidade


0
O Crescimento da população de Caxias do Sul se mantém acelerado. De acordo com dados do IBGE, o município permanece como o segundo maior do Estado. A cada ano, o índice populacional cresce 1,25%, o que representa mais do que o triplo da média do Estado. Desde 1991, a cada cinco anos, há um aumento de 34 mil pessoas. Hoje, a cidade conta com mais de 450 mil pessoas. O crescimento dos últimos 22 anos foi de 52%. No mesmo período, no estado, o crescimento foi de 17%.
Esses dados refletem o salto populacional que é motivado principalmente pelo desempenho da economia. A indústria caxiense tem atraído pessoas de todas as regiões do estado. O bairro que mais justifica essa migração é o Santa Fé, considerado o mais populoso da cidade. O crescimento começou ainda na década de 70. Atraídas por melhores oportunidades de emprego e educação, centenas de pessoas, principalmente dos Campos de Cima da Serra, deixaram suas cidades e se fixaram na área que se transformou em bairro. Atualmente, o Santa Fé possuí mais de 20 mil habitantes e completou, no mês de maio, 55 anos.
Assim como a migração é grande no bairro, há também um crescimento de imigrantes na cidade. Os senegaleses surgiram nos últimos anos atraídos com a promessa de emprego fácil e de vida próspera no Brasil, por meio de propagadas na internet e também pelos canais internacionais de televisão. Hoje, mais de 300 senegaleses moram em Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário