terça-feira, 28 de junho de 2011

Voce quer trabalhar.? Agencias de viajens procura profissionais.



Operadoras precisam mas não conseguem contratar


Marco Ferraz, presidente da Braztoa
Capacitação será prioritária na gestão de Marco Ferraz, da Monark, à frente da Braztoa. Parece discurso óbvio de quem estreia na política associativa, mas quem é empresário ou tem cargo de comando no setor sabe que o problema de mão de obra está bastante grave. Segundo Ferraz, as 86 associadas Braztoa poderiam absorver imediatamente de cinco a dez funcionários. "Há gente disponível mas não são profissionais qualificados para nosso negócios", explica ele. Ou seja, por falta de qualificação, de 500 a 800 pessoas poderiam estar empregadas ou com um emprego melhor.
Para resolver isso, a Braztoa vai agir em diversas frentes. Uma delas envolve a negociação com faculdades de turismo, entre elas o Senac, para que se crie um curso ou treinamento específico sobre o negócio da operação. "O estudante sai da faculdade sem noção do que é trabalhar em uma operadora, e queremos que esse curso o capacite a ser contratado assim que terminar o treinamento", explica Ferraz. Ou seja, além de capacitar o curso visa à contratação imediata pelo mercado.
Outra frente da Braztoa no quesito capacitação é o convênio com o Ministério do Turismo, para capacitar 4.880 pessoas (agentes de viagens, operadores, receptivos, guias e estudantes), até 2013, no programa Bem Receber Copa. E uma terceira linha de atuação é para capacitar gerentes e diretores das associadas com foco em gestão. "Precisamos sempre estar atualizados sobre tecnologia, tendências do mercado e de gestão e em relação a nossos concorrentes, as OTAs", epxlica Marco Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário