quinta-feira, 23 de junho de 2011

BRASILEIRO VIVE DOPADO DE REMEDIOS


 A

Relatório da ONU aponta uso abusivo de medicamentos no Brasil

Conforme documento, foi relatado alto consumo de opióides (analgésicos).
Consumo de cocaína ficou estável, mas Brasil tem 900 mil usuários.

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília
Um relatório sobre o consumo de drogas no mundo, divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), aponta o uso abusivo de medicamentos no Brasil e a estabilidade no consumo de drogas ilegais. De acordo com os dados, “uma alta prevalência de uso não médico de opióides (analgésicos) de prescrição foi relatado pela Costa Rica, Brasil e Chile”.
De acordo com os dados, os medicamentos do grupo dos opióides, em especial aqueles à base de codeína (substâncias indicadas para dores causadas por tumores ou dores muito fortes após intervenções cirúrgicas), prevalecem na América do Sul, América Central e Caribe.
Bo Mathiasen, representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no Brasil, afirmou que o principal problema do consumo abusivo das drogas lícitas é o controle por parte das autoridades.
"O risco principal dos sintéticos é o uso não controlado do medicamento. Precisa de observação e monitoramente médico, mas a pessoa cria dependência. O Brasil tem feito vários esforços no controle. No mercado europeu, as drogas sintéticas são vendidas pela internet."

Nenhum comentário:

Postar um comentário