Guerra entre operadoras de telefonia oferece vantagens para clientes
Dados do primeiro semestre de 2011 mostram insatisfação dos clientes:
mais de dois milhões e quinhentas mil migrações de fixos e celulares.
A guerra das operadoras de telefonia por uma fatia maior do mercado costuma render muitas vantagens para os clientes novos. Mas não são só eles que podem se beneficiar.
Depois de cinco anos de fidelidade, o rompimento. Cansado de pagar mais caro, o estudante de psicologia Carlos Alberto Silva foi fisgado. Em pouco tempo trocou duas vezes de operadora de celular. E também a do telefone fixo.
Depois de cinco anos de fidelidade, o rompimento. Cansado de pagar mais caro, o estudante de psicologia Carlos Alberto Silva foi fisgado. Em pouco tempo trocou duas vezes de operadora de celular. E também a do telefone fixo.
“Eu não tenho fidelidade a empresa se ela não tem a mim, não tem porque eu ficar preso a uma empresa que não está valorizando o dinheiro que eu pago há anos. Tem um serviço bom, beleza tem um serviço bom, mas poderia ter um jogo de cintura para manter o cliente”, explica do estudante.
Há quase três anos entrou em vigor a portabilidade e os consumidores passaram a poder mudar de operadora, levando o número antigo. Os dados do primeiro semestre de 2011 mostram como anda a insatisfação dos clientes: houve mais de dois milhões e quinhentas mil migrações de fixos e celulares.
Para um economista, é preciso mudar o relacionamento entre empresas e clientes.
“O mau das companhias é que elas não fazem uma manutenção do relacionamento do cliente já conquistado, do cliente antigo. A fidelidade atualmente não está valendo nada”, diz Gilberto Braga.
O economista aconselha o consumidor a, pelo menos uma vez por ano, pesquisar preços e se beneficiar da competição entre as empresas e da guerra pelo cliente novo.
Para o representante das empresas de telefonia, as companhias têm a preocupação de não perder os clientes antigos.
“Um cliente que se perde, custa muito. E você tendo alguém na sua base por um ano, dois anos que é cliente e perder pra outra empresa é terrível”, diretor do Sinditelebrasil, Eduardo Levy.
“Um cliente que se perde, custa muito. E você tendo alguém na sua base por um ano, dois anos que é cliente e perder pra outra empresa é terrível”, diretor do Sinditelebrasil, Eduardo Levy.
Camila não tinha celular. Quando decidiu fazer um pacote de celular com internet, descobriu que a empresa daria o dobro de vantagens se ela fizesse uma migração de operadoras. Ela contratou uma operadora por um dia só para conseguir a promoção.
“Eu não permaneci nem 24 horas nem usei só comprei o chip de cartão pra poder ganhar uma promoção por mais seis meses”, conta.
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