quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EASYJET A LARANJA MECANICA DO LAGO NESS








História da EasyJet

"A companhia aérea foi estabelecida em 1995, ano em que também iniciou as suas operações. Foi criada pelo magnata cipriota baseado no Reino Unido, Sir Stelios Haji-Ioannou (conhecido como Stelios). Juntamente com a EBA- Eurobelgian Airlines (actual Virgin Express / Brussels Airlines) e a Ryanair, foi uma das pioneiras na introdução do conceito low cost na Europa. Começou a voar com dois aviões Boeing 737-200 a partir da sua primeira e principal base, o aeroporto de Londres Luton, para Glasgow e Edimburgo.
O modelo low cost da empresa era baseado na companhia norte-americana Southwest Airlines, a companhia aérea mundialmente mais conhecida como a primeira das low cost. Ao longo da década de 90, a empresa teve um crescimento moderado mas estável, estabeleceu mais rotas a partir da base de Luton e abriu novas rotas para cidades no continente europeu. Em 1998 adquiriu a TEA Switzerland e criou em regime de "franchising" a Easyjet Switzerland, com voos de baixo custo a partir de Genebra e Basileia, na Suiça.
Naquela altura, a Ryanair ainda não era a sua principal rival e havia acordos de entendimento, de não competirem nas mesmas rotas. Tudo isto mudou, quando a maior companhia aérea britânica, a British Airways, criou a Go Fly, uma low cost que voava a partir do aeroporto de Londres Stansted (na altura, a base principal da Ryanair) para destinos populares na Europa. Houve grande oposição por parte da Easyjet, que lançou campanhas de boicote à Go Fly. Estas campanhas resultaram e a Go Fly foi comprada pela Easyjet em 2002. Foi também o ano em que a empresa decidiu expandir agressivamente e abrir novas bases com novos destinos em toda a Europa, nomeadamente na Alemanha. A frota também foi radicalmente expandida, principalmente quando a companhia fez uma mega-encomenda de mais de 150 aviões Airbus A 319 ao fabricante europeu de aviões Airbus.
Actualmente, a empresa tem vinte bases em aeroportos por toda a Europa e tem como principal concorrente a companhia low cost Ryanair. Ambas já competem em alguns destinos e temporariamente lançam campanhas de publicidade comparativa para cativar passageiros, o que gerou bastante polémica e queixas em tribunais europeus. Uma das campanhas mais polémicas foi feita pela Ryanair em 2004, quando anunciou que por cada milhão de libras de prejuizos da Easyjet, a Ryanair oferecia um milhão de bilhetes aéreos gratuitos (o passageiro apenas paga as taxas de aeroportos e o bilhete tem o custo simbólico de um cêntimo de Euro, Dólar ou Libra). No entanto, em comparação com a Ryanair, a Easyjet voa para aeroportos principais das cidades enquanto que a Ryanair opta pelos aeroportos secundários. A Easyjet desfruta também um maior nível de satisfação no Reino Unido por parte dos passageiros, em comparação com a Ryanair, nomeadamente no que diz respeito ao atendimento do cliente e compensação aos passageiros em casos de cancelamentos de voos.
Uma das campanhas mais recentes de competição entre as duas companhias na Península Ibérica foi a criação de uma base de operações em simultáneo no aeroporto de Madrid Barajas em finais de 2006.
Em Outubro de 2007, a Easyjet anunciou a compra da companhia aérea GB Airways Ltd., juntando à rede Easyjet a sua frota de Airbus A320 e A321, e à sua vasta rede de destinos. Deste modo, a Easyjet opera actualmente com 162 aeronaves."
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário