quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PEDRO POLLI.. O BARBEIRO E SANFONEIRO DA FAMILIA POLLI

  • Pollí: barbeiro, cantor e compositor

    Nas reuniões de família, aos finais de semana, o barbeiro Pedro Pollí Mascarello troca a tesoura, o pente e a espuma de barbear pela gaita e o violão. Ao lado de seus irmãos, costuma entoar algumas das músicas gaúchas que ele mesmo compôs.

    Polí aprendeu a tocar violão aos 16 anos, ensinado pelo pai. Logo aos primeiros acordes, começou a colocar no papel as letras de música que criava. Aos 42 anos, o seu repertório tem cerca de 40 canções.

    – Acho que música é coisa de sangue mesmo – diz.

    Parte das letras, inspiradas em histórias suas ou de que ouvia falar, estão datilografadas e guardadas em uma pasta.

    – Às vezes, surge uma ideia legal, que pode virar uma música. Mas agora estou meio parado, faz tempo que não componho – conta Pollí.

    Há mais de 10 anos, Pollí parou de escrever. Ele conta que, na época, foi procurado por um grupo musical que se interessou em gravar suas canções.

    – Só que o meu nome não iria aparecer. Não aceitei e acabei desanimando – desabafa o barbeiro.
  • Aprendizado

    Quando jovem, Pollí pensou em se sustentar apenas com o trabalho como músico.

    – Toquei por uns três meses no grupo Caxias Tchê, mas desisti, porque se ganhava muito pouco. Aprendi que era um caminho muito difícil – explica.

    Nessa banda, não tocava violão nem gaita, mas guitarra:

    – A gente acaba aprendendo um pouco de tudo. Muito do que sei de música eu aprendi sozinho.
  • Música como herança

    Casado e pai de dois filhos, o gaúcho de Nonoai veio para Caxias do Sul aos 19 anos. Em casa, ele montou um estúdio para poder se dedicar ao que mais gosta.

    – Agora estou reformando, fazendo um isolamento acústico melhor. Talvez eu esteja investindo para meus filhos, que gostam muito de música – acredita.

    O barbeiro, fã de artistas como Mano Lima, Gildo de Freitas e Os Bertussi, incentiva os filhos a fazer da música parte de suas vidas, assim como ele fez:

    – Música é uma coisa muito saudável, é uma maneira de não se envolver com a malandragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário