terça-feira, 11 de janeiro de 2011

UM TRAÇADO DOS SETORIAIS EM NOSSO PLANETA

O Mundo em 2011 – Desafios e perspectivas


O QUE PODEMOS ESPERAR NA ECOLOGIA ,ECONOMIA,LOGISTICA E UM PANORAMA DE NOSSO FUTURO COM BASE NO ANO DE 2011 QUE AGORA SE INICIA

Como sera o Planeta nesta segunda dezena do seculo 21.em varios setores da humanidade.
Tudo na mesma, nada de anormal
A história de Angola regista este ano uma
 capicua. O dia da independência nacional celebra-se a 11/11/11. No mundo, não haverá muitos motivos para celebrações. 2011 será um ano de desafios e de uma nova retracção poderá tornar ainda mais complexa a recuperação da crise.
Textos de ADEBAYO VUNGE
Já é habitual entre nós, em Dezembro fazermos balanços de tudo. Da nossa vida, do nosso País, da nossa economia. Para tudo há um balanço, unicamente positivo. Desta vez, entretanto, o desafio maior a que nos propusemos, com suporte de alguns órgãos de informação de referência mundial (Jeune Afrique, Times, Foreign Affairs, New African e The Economist) é traçarmos algumas linhas sobre os grandes desafios e perspectivas para o ano de 2011.
Um dos primeiros grandes pontos de curiosidade em 2011 é o dia da celebração da independência nacional. Estamos a falar do 11 de Novembro de 2011. Ou se preferir 11/11/11. E o que fará quando o relógio assinalar 11:11:11. Deixemos isso simplesmente para os mais supersticiosos...
Assim muito sumariamente, o ano de 2011 tem alguns factos curiosos em vista: Prevê-se que em 2011 a China ultrapasse os Estados Unidos como o maior manufactureiro, mas despoleta agora uma nova potência que é a India, cujo Produto Interno Bruto poderá ser superior ao da China, pela primeira vez. Barack Obama ultrapassa os 50 anos, a Wikipédia assinala o seu décimo aniversário, os mesmos que o ataque terrorista do 11 de Setembro e menos cinco que o Twitter.
Economia e Negócios no topo da agenda
Depois da hecatombe que abalou o mundo em 2009 com a crise do subprime e os seus reflexos em catadupa sobre a economia mundial, a maioria dos analistas acredita que em 2010 houve uma recuperação, mas a economia mundial poderá voltar a sofrer uma retração em 2011. Para já, o PIB mundial, segundo a OCDE e a EIU, deverá descer dos 4,5% em 2010 para 3,6 em 2011. Apesar desta queda no crescimento, os economistas acreditam que depois do abanão registado entre 2008 e 2009, tudo volta aos carris e sente’se já alguma aceleração, numa altura em que os pulmões da economia mundial adoptaram um conjunto de medidas neste sentido.
Embora alguns economistas prevejam no médio-longo prazo uma onda inflaccionista, a verdade é que a Reserva Federal Americana irá continuar a sua política de emitir moeda como forma de estimular o sistema financeiro. Até aqui, as medidas neste sentido não resultaram no estímulo ao crédito e um dos sectores que mais se ressente desta situação é o sector privado.
Enquanto isso, na Europa em 2010, os pilares do Euro enquanto moeda única tremeram depois que eclodiu a crise dos PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha). Para contrabalançar esta situação, está o crescimento que se assinala na França e Alemanha. Mas com a Alemanha está o Reino Unido que embora não esteja na zona Euro, ressente-se desta situação e a Chanceller Angela Merkel e David Cameron, o Premier britânico ameaçam medidas duras para os estados membros que não cumprirem com as medidas previstas no Pacto de Estabilidade Europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário