quarta-feira, 23 de abril de 2014





Estradas que brilham no escuro enfim se tornaram realidade na Holanda

A pintura da rua recebeu uma camada fotoluminescente que acende durante a noite


Reprodução / Studio Roosegaarde
Reprodução / Studio Roosegaarde
O conceito de ruas que brilham no escuro é algo tão simples em infraestrutura de segurança que é até estranho que ninguém tenha implementado isso até hoje. Mas enfim elas existem – nas estradas da Holanda.
Em 2012, as empresas de design holandesas Studio Roosegaarde e Hejmans Infraestructure propuseram a ideia de ruas pintadas com faixas que carregariam durante o dia para brilhar à noite, e ajudariam motoristas a saber a posição deles no asfalto. Na época, pensamos que demoraria anos até isso se tornar realidade.
Mas não foi bem assim. Menos de dois anos após a ideia ser apresentada, ela se tornou algo concreto. Agora, um trecho de 500 metros na estrada N329 em Oss conta com essas faixas brilhantes – que foram feitas ao adicionar pó fotoluminescente na pintura da rua – que acendem durante a noite. E elas cumprem o que prometem. De acordo com o noticiário local, “parece que você dirige por um conto de fadas”. O que acreditamos ser uma coisa boa.
Carregadas pela luz solar durante o dia, as faixas brilham por oito horas, mas ainda não há nenhuma evidência para sugerir o quão bem elas lidarão com o desgaste do tempo. E não há informações em relação a quantas outras faixas receberão o mesmo tratamento – há planos de expansão, mas não está claro quando nem para onde.
O futuro das estradas aparentemente será mais seguro, também; há planos de tornar a tinta mais inteligente para que ela possa se comunicar com os veículos, e criar marcações na estrada que liguem e desliguem para indicar mau tempo ou perigos próximos. Por enquanto, porém, as ruas brilhantes devem ser o suficiente para manter motoristas holandeses um pouco mais seguros.
Reprodução / Studio Roosegaarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário