sexta-feira, 25 de abril de 2014






Região da Grande Santa Rosa une forças com as Missões pela Ferrovia Norte-Sul

A retomada de um serviço ferroviário eficiente na região noroeste do estado será uma ferramenta importante para alavancar, ainda mais, o desenvolvimento regional. 
Com este posicionamento o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini e a presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Vanice de Mattos, confirmaram total apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) para incluir a região no projeto federal de reativação do transporte ferroviário, por meio da Ferrovia Norte-Sul.




MANIFESTAÇÃO
A manifestação das lideranças da região da Grande Santa Rosa aconteceu em recente reunião com a comissão de trabalho da AMM,  na segunda-feira, 4, na Prefeitura de Santa Rosa, que teve a presença além do prefeito anfitrião, Alcides Vicini, do vice Luís Antônio Benvegnú, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Fernando Borella, da presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice de Matos, além do prefeito de Giruá, Fabiam Thomas e do vice-prefeito de São Borja, Jeferson Homrich, entre outros.
 Os representantes da Comissão pró-traçado missioneiro explicaram que a metade da ferrovia, que inicia no norte do país e vai até São Paulo, já está em andamento,  inclusive com trechos já em pleno funcionamento.

INTERESSE
NO PAC
O interesse é a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que prevê a construção ferroviária da metade sul do projeto, que ainda está na fase de estudos.
Como o prazo para analisar os possíveis traçados para a ferrovia é até abril de 2014, a Comissão da AMM está trabalhando e mobilizando lideranças políticas para que as Missões e outras regiões sejam contempladas.
"Juntos temos que abraçar esta causa. É fundamental unirmos forças para que o traçado passe por nossas regiões. Com a retomada do transporte ferroviário teremos mais uma ferramenta para fortalecer o desenvolvimento regional", reconheceu o prefeito Vicini. 
A presidente da AMGSR, Vanice de Mattos, que também é favorável à reivindicação da AMM, anunciou que será feita uma moção de apoio da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa. 
Ela avisou que na próxima assembleia da AMGSR, que vai acontecer neste mês, todos os prefeitos serão informados sobre o assunto.
"Sem dúvidas nossa Associação vai aderir a esta mobilização. Trata-se de um grande projeto, que vai beneficiar toda a região produtora, pois abrange municípios de diversas Associações", destacou. 
Tanto o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, quanto a prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice de Matos confirmaram presença na audiência pública, no próximo dia 22 de novembro, às 14 horas, na sede da AMM, em Cerro Largo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário