sexta-feira, 13 de maio de 2011

PRIMEIRO AVIAO MOVIDO A ENERGIA SOLAR VOA BEM.



Energias alternativas

Avião movido a energia solar chega bem ao destino

O voo durou 13 horas entre a partida na Suíça e a chegada na Bélgica

O Solar Impulse, logo após pousar em Bruxelas. O avião, movido a energia solar, completou com sucesso seu primeiro voo internacional
O Solar Impulse, logo após pousar em Bruxelas. O avião, movido a energia solar, completou com sucesso seu primeiro voo internacional (Thierry Roge/AFP)
O avião experimental Solar Impulse, movido apenas a energia solar, aterrissou nesta sexta-feira no aeroporto de Bruxelas, às 19h40 (16h40 no horário de Brasília), ao término de seu primeiro voo internacional, cerca de 13 horas após sua decolagem na Suíça.
Criado pelo suíço Bertrand Piccard, o avião saiu do aeroporto de Payerne (oeste da Suíça), às 06h40 (03h40, Brasília), com mais de duas horas e meia de atraso em relação ao programado devido a uma leve neblina.
Para seu criador, o êxito deste voo em céu europeu e o pouso em um aeroporto internacional são a prova de que o Solar Impulse é um avião real. "As novas tecnologias podem reduzir nossa dependência das energias fósseis", explicou recentemente Piccard.
O revolucionário avião ficará em Bruxelas entre os dias 23 e 29 de maio. Depois viajará ao aeroporto Le Bourget, de Paris, como "convidado especial" do 49º Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço, que será realizado de 20 a 26 de junho.
O Solar Impulse entrou para a história da aeronáutica ao realizar em julho de 2010 seu primeiro voo de 24 horas sem interrupção, e unicamente abastecido por meio de painéis solares e suas baterias.
(Com Agência France Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário