domingo, 9 de novembro de 2014



Vacaria: Município terá uma unidade de recolhimento de embalagens Destaque


Foto: GoogleFoto: Google
No ano passado, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos – lançou para seis municípios brasileiros o projeto piloto de Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias (adEV). Essa fase de experimento, que terminou em maio desse ano, deu tão certo que o projeto foi ampliado e, agora, mais 28 centrais de recebimento de embalagens vazias de 11 estados brasileiros também aderiram a ele. Somando as unidades da primeira etapa, totalizam 35 centrais que já possuem e estão utilizando o sistema.

O programa tem o objetivo de facilitar o processo de devolução das embalagens e será mais uma opção para os produtores rurais.
No Rio Grande do Sul, os municípios contemplados nesta segunda etapa do projeto são Vacaria, Capão do Leão e Passo Fundo. Agricultores dessas regiões interessados na devolução com agendamento eletrônico podem acessar o link http://inpev.org.br/agendamento.

De acordo com Marcelo Lerina, coordenador de Operações do inpEV no estado, os benefícios vão desde a otimização de tempo, em virtude de uma melhor organização para as centrais e produtores, até às questões de uniformização de processos porque todos os produtores devem fazer o agendamento de acordo com as normas estabelecidas. Estima-se que até o final de 2015, todas as centrais do país terão o sistema implantado.

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.  Fonte: Concept PR//Priscila Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário