quinta-feira, 6 de novembro de 2014




Petralha ;E um neologismo formado pela aglutinação de Petista e metralha. 

Só sabem falar "aceita que dói menos", "coxinha", "chora na cantareira"..
Privataria Tucana. Riquinhos da Zé-lite Branca. 

O PT E SEUS PETRALHAS

O que é um petralha?

PETRALHA é um neologismo formado pela aglutinação de Petista e metralha. O metralha é dos irmãos Metralha, que nas estórias da Disney tentam tomar e “distribuir”, a sua moda, a fortuna do Tio Patinhas. O neologismo foi criado pelo jornalista Reynaldo Azevedo.

PETRALHA. Adj. e s. m. 1. Que ou aquele que, sem nenhum escrúpulo, não vacila em praticar atos a margem da Lei, como mentir, ameaçar, chantagear, falsificar, corromper, usurpar, roubar e extorquir: petralha, político petralha. 2. Aquele que defende com ardor ladrões, corruptos, usurpadores, mentirosos, estelionatários, falsários, sonegadores e outros criminosos, e, ao mesmo tempo, posa de honesto e defensor da ética: professor petralha, jornalista petralha, juiz petralha. 3. Característico ou próprio deste tipo de pessoa ou do que ela faz: comentário petralha, agressividade petralha, jeito petralha de governar.

A ultima edição do Aurélio não registra este verbete. É  possível  que seja incluído na próxima, uma vez que é usado em prosa e verso pelo País todo.
O Dicionário Informal, que pode ser consultado na Internet, dá os seguintes significados para Petralha: bandido, usurpador, ladrão, desonesto, falsário, chantagista, escroque, comuna,  estelionatário, canalha, pilantra, psicopata, sociopata, cleptocrata, peculatário.

O petralha se distingue do petista histórico, porque, ao contrário deste, manda as favas o programa do partido, para, em nome do projeto de eternização no poder, aliar-se à escória da política nacional e agir como ela age.
O petralha é pragmático ao agir. O que importa pra ele são os resultados, não os meios. Divorciado da ética e sem escrúpulos, vale-se de tudo para chegar ao poder e se manter nele. Para eles, os fins justificam os meios. Isso explica os dossiês fajutos, a quebra de sigilo bancário e fiscal dos opositores, as pesquisas eleitorais conduzidas de forma tendenciosa, as informações falsas plantadas nos meios de comunicações, a criação de caixa 2 para financiar as campanhas eleitorais, a maquina de propaganda montada com dinheiro público......Seria um nunca acabar de enumerar tudo que ele produz. E ai de quem se coloca em seu caminho, para atrapalhar seus planos!.....Corre o risco de acabar como o Prefeito de Santo André, Celso Daniel.


Os petralhas liderados por Lula e José Dirceu, multiplicam-se como amebas, enquanto os petistas históricos são cada vez mais raros. Estão em avançado processo de extinção.



TIPOS DE PETRALHAS
Não há um tipo único de petralha. Eles estão distribuídos em vários grupos, cada um com uma característica própria.

Um deles é o PETRALHA MILITANTE. Aderiu ao PT influenciado mais pela propagando do que por razões políticas. É ignorante e não pensa, por isso confia cegamente nas palavras e promessas dos lideres partidários e se considera feliz com as esmolas que recebe. Uma vez filiado, torna-se um fanático na defesa do partido e de seus dirigentes, sempre disponível para repetir palavras de ordem, participar de manifestações ruidosas, atacar adversários e até mesmo envolver-se em quebra-quebra e atos de vandalismo, sob o comando do chefão, que dá ordens por meio de terceiros, mas nunca aparece para assumir a responsabilidade de seus atos. É o grupo mais numeroso e como obedece cegamente, é muito perigoso para a democracia.


É bem conhecido o PETRALHA ALOPRADO. Sua especialidade é a falsidade e a mentira. Dedica-se a forjar informações caluniosas e falsificar documentos, para, depois, montar dossiês e distribui-los com a finalidade de desmoralizar adversários políticos.



Em 2006 eles ganharam as páginas dos jornais, quando 15 deles foram presos em flagrante com dossiê preparado para prejudicar o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, que fazia frente ao do PT, Aloizio Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário