terça-feira, 5 de abril de 2011

AS GULUSEIMAS PALATAVEL PODEM PREJUDICAR A SAUDE.




05/04/2011 20h09 - Atualizado em 05/04/2011 20h10

Estudo mostra que comida 'palatável' pode causar vício

Análise de ressonância magnética mostrou reação do cérebro a milk-shake.
Força de vontade pode não ser suficiente para emagrecer, diz pesquisa.

Do G1, em São Paulo
Comida boa – ou “palatável”, como chamam os cientistas – pode causar dependência como qualquer droga ou substância viciante. É o que sugere um estudo da Universidade de Yale, nos EUA, publicado nesta terça-feira (6) pela revista científica “Archives of General Psychiatry”.
A pesquisa foi feita com 48 jovens mulheres saudáveis de pesos variados, desde magras até obesas. Inicialmente, elas responderam a um questionário elaborado para caracterizar os hábitos alimentares das participantes e definir se elas poderiam ser consideradas "viciadas em comida".
Depois, os pesquisadores mostraram para elas imagens de um copo de milk-shake de chocolate e outro de água, e fizeram exames de ressonância magnética para estudar os estímulos do cérebro. A análise dos resultados foi feita tendo em vista as notas do questionário.
As participantes que indicaram maior ou menor tendência para o chamado “vício em comida” apresentaram o acionamento de áreas diferentes do cérebro. A partir disso, os pesquisadores puderam concluir de que o tal vício realmente existe.
Com a conclusão de que o consumo exagerado de comida pode ter causas químicas, o estudo sugere que não existe uma fórmula única para combatê-lo. O artigo afirma ainda que “a atual ênfase na responsabilidade pessoal como resposta aos crescentes níveis de obesidade pode ter um efeito mínimo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário