quarta-feira, 13 de abril de 2011

LIDERANÇAS REGIONAIS SE POSSICIONA A FAVOR DO AEREOPORTO EM FARROUPILHA,





Deputado da Região Metropolitana defende aeroporto em Farroupilha  
Em entrevista à Rádio Caxias na manhã desta quarta-feira (13), o deputado federal Henrique Fontana (PT) defendeu a instalação do novo aeroporto regional na localidade de Mato Perso, em Farroupilha, sob a justificativa de que Vila Oliva, em Caxias, fica distante dos grandes centros econômicos da região.
Para o deputado, que representa a região metropolitana e liderou o governo Lula na Câmara Federal, a decisão sobre a área é estratégica, já que o aeroporto vai receber o segundo maior investimento do estado no setor.
Henrique Fontana acredita que se Vila Oliva for escolhida, poucos usuários de Bento e Região vão utilizá-lo, pois vão preferir se deslocar até Porto Alegre.
O deputado lembra que, ao contrário de Vila Oliva, que ainda não tem infraestrutura, a rodovia que liga Caxias do Sul a Farroupilha (RSC 453) está duplicada. Ele acrescenta que a duplicação do trecho que liga Bento Gonçalves à Farroupilha já está sendo estudado.
Fontana destaca que o aeroporto deve atender tanto a demanda de carga como a de passageiros.
No entanto, segundo ele, os estudos técnicos apresentados até agora apresentam vantagens e desvantagens nas duas áreas. Ele sugere que seja feito um novo estudo, que leve em conta a viabilidade técnica, socioeconômica e as questões ambientais.
O governador Tarso Genro prometeu anunciar em maio a área para construção do novo aeroporto. Até lá, a Agência Nacional de Avião Civil deve entregar a ele um estudo de demanda de carga e passageiros, para anexar aos estudos técnicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário