terça-feira, 12 de abril de 2011

MUNICIPIO GAUCHO CRIA EXEMPLO DE ESCOLA PRA EVITAR A VIOLENCIA

Gestão Pública | 12/04/2011 - 16:53

Experiência em Guaporé inspira projeto do Estado contra violência escolar

A Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, do município da Serra Gaúcha, aplica o projeto Educação para a Paz, voltado à resolução de conflitos sem violência

A intenção da secretaria da Educação de combater a violência escolar no Rio Grande do Sul receberá a colaboração da secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, a partir de um projeto baseado em iniciativa realizada na cidade de Guaporé. Há 10 anos, a Escola Estadual de Ensino Médio Bandeirante, do município da Serra Gaúcha, aplica o projeto Educação para a Paz, voltado à resolução de conflitos sem violência.

Por meio da proposta, que abrange a formação continuada de professores, oficinas de resolução não-violenta dos conflitos e planejamento participativo, a escola conseguiu praticamente erradicar os casos de violência. Não se tratam de ações isoladas: a Educação para a Paz faz parte da estrutura da escola e tem espaço na grade curricular, envolvendo desta maneira os 1,3 mil alunos matriculados.

As oficinas, por exemplo, buscam formar lideranças que contribuam para uma cultura de paz e promoção da não-violência, por meio da educação, do diálogo, da cooperação e do respeito aos direitos. Para tanto, são trabalhados conteúdos como tolerância, comunicação não-violenta, autoestima e construção de comunidade.

Além das oficinas, um conjunto de ações busca a construção participativa dos espaços de relacionamento na escola, o que ajudou a fortalecer o Conselho Escolar, o Círculo de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil da Bandeirante.

"Este modelo envolve os jovens em uma cultura de paz, transformando a escola e a comunidade em ambientes de respeito e cooperação. É nesse sentido que estamos construindo a proposta que apresentaremos à Secretaria da Educação", afirma o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário