segunda-feira, 9 de março de 2015



Aviação , Foto: Jean Revillard

Avião movido a energia solar inicia volta ao mundo


O avião de propulsão solar "Solar Impulsione II" decolou nesta manhã de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com destino à Omã. Esta é a primeira etapa de uma viagem de cinco meses ao redor do mundo. A aeronave decolou às 7h12 (horário local) e deve chegar à Mascate, capital de Omã após 12h de voo, completando os 400 quilômetros que separam as duas cidades.     
Após Omã, as próximas viagens são para Índia e Mianmar, antes da maior etapa do trajeto, a que liga Nankin, na China, com o Havaí, e que deve durar cinco dias. Depois, o avião cruzará os Estados Unidos, fará uma parada no sul da Europa ou Norte da África antes de chegar de novo a Abu Dhabi. Até completar o objetivo, o Solar Impulsione II fará outras 11 paradas sem usar combustível fóssil.    
Diferente de um B747 Jumbo, que a envergadura das asas mede 68,5 metros, a envergadura do Solar Impulsione II mede 72 metros e está coberto de uma fina camada de fibra de carbono que possui 17.248 células solares para dar autonomia por até cinco noites e cinco dias. A velocidade máxima em que o avião poderá navegar será de 90 quilômetros/hora ao nível do mar e de 140 quilômetros/hora na sua altitude máxima, 8.500 metros.               
A cabine tem 3,8 metros quadrados, suficientes para armazenar o oxigênio, a comida, a água, o paraquedas e o resto do equipamento necessário para o piloto, e tem um assento ergonômico reclinável para que o ocupante possa se sentar, esticar e até fazer exercícios.

Este é o segundo protótipo desse "sonho". O primeiro, mais leve e menos potente, realizou seu primeiro voo em 2010 e foi capaz de viajar por 26 horas seguidas e atravessar Estados Unidos de costa a costa em cinco períodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário