sábado, 21 de março de 2015






FERRAMENTA ONLINE INTERATIVA DISPONIBILIZA INFORMAÇÕES SOBRE INUNDAÇÕES NO PANTANAL

Entender a dinâmica das chuvas no Pantanal é de suma importância para o planejamento e desenvolvimento de melhores práticas de gerenciamento e reação em caso de enchentes e secas. A variação das inundações determina os processos ecológicos e influenciam diretamente nas atividades humanas da região.
Neste cenário, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), em parceria com a Embrapa Pantanal, desenvolveu o sistema WebGIS GeoHidro Pantanal. A ferramenta virtual funciona como um visualizador interativo de mapas e informações geográficas da região pantaneira. O objetivo é popularizar os dados sobre recursos hídricos e uso das terras na Bacia do Alto Paraguai levando informações técnico-científicas à população em geral, alertando sobre possíveis inundações e períodos de estiagem, fatores cruciais para o melhor planejamento das atividades pecuárias, turísticas e das populações ribeirinhas.  
Inicialmente os dados do portal GeoHidro Pantanal eram publicados diariamente em uma página no Facebook. A partir da parceria com o Centro Internacional de Hidroinformática foi possível criar o mapa interativo semelhante ao Google Earth. Carlos Padovani, pesquisador da Embrapa Pantanal, ressalta a importância da ferramenta para a região: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário