sexta-feira, 6 de março de 2015



Empresa inglesa constrói casa flutuante que produz energia limpa



A WaterNest é uma casa sustentável com um grande diferencial: ser flutuante. Construída com princípios ambientalmente corretos em cada detalhe, ela ainda proporciona ao morador uma relação única com a natureza ao seu entorno.
O arquiteto italiano Giancarlo Zema é o responsável pelo desenho. A construção ficou por conta da empresa britânica EcoFloLife, especializada em casas flutuantes ecológicas.
A base para a construção da WaterNest é a madeira laminada. O processo de fabricação deste material coloca a madeira natural sob pressão, para reduzir os defeitos e aumentar a durabilidade da matéria-prima. Este processo também proporciona maior resistência mecânica ao peso, fogo e combustão, itens essenciais em uma casa.

Imagem: Divulgação
O segundo detalhe importante da estrutura da residência é o casco. Feito inteiramente em alumínio. Além de ser leve e resistente ao impacto e corrosão, ele é 100% reciclável. Neste caso, o casco precisa garantir que a casa flutue e ainda proporcionar meios técnicos para o funcionamento da unidade residencial.
O telhado desta casa flutuante é coberto com placas solares. De acordo com a fabricante, são 60 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, que geram toda a energia necessária para abastecer a residência. Os modelos utilizados são flexíveis, podendo ser adaptados a qualquer tipo de cobertura, e são altamente eficientes, com baixo consumo de energia para o funcionamento.

Imagem: Divulgação
O sistema de ar-condicionado é automático, para reduzir o gasto energético e a manutenção. As grandes janelas proporcionam uma bela vista e também permitem o maior aproveitamento da luminosidade natural. Para o melhor conforto térmico, elas são feitas com camada dupla de vidro, que aumenta a vedação do calor e também acústica.

Imagem: Divulgação
Toda a casa está conectada a um sistema que controla a iluminação e os aparelhos eletrônicos. A tecnologia permite aos moradores modificar a música, a temperatura, as luzes e muito mais com apenas um clique no controle remoto.
Redação CicloVivo





Nenhum comentário:

Postar um comentário