quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Atividade física reduz dores de cabeça

Redação
Esqueça o quarto escuro e a aspirina. A solução para dor de cabeça pode estar em um local, até então, inesperado: as academias de ginástica.
Especialistas apontam que a prática regular de atividade física tem o poder de diminuir não só a frequência de crises, mas também suas intensidades.
Segundo eles, a liberação de neurohormonios, como a endorfina e epinefrina estaria ligada à atenuação da dor. Entretanto, ressaltam que para diferentes tipos de cefaléia há específicas indicações de exercícios. Saber qual atividade desempenhar pode ser a chave para se obter um corpo mais esbelto, saudável e, como bônus, livre das dores de cabeça.

Dentre as centenas de possibilidades de dores de cabeças, as do tipo tensional (geralmente, provocadas por estresse, tensão pré-menstrual, etc) são as que melhor respondem ao estímulo das atividades físicas apropriadas, sobretudo os aeróbicos.
A neurologista Carla Jevoux da Sociedade Brasileira de Cefaléia afirma que, de um modo geral, a prática regular de exercícios reduz as dores de forte para moderadas.
A lista de benefícios dos exercícios físicos é interminável. As atividades leves em combinação com as aeróbicas, que estimulam a circulação sanguínea, são primordiais para amenizar crises de dor.

Redução das crises

No caso específico das cefaléias tensionais, os exercícios atuam sobre a contração dos músculos pericranianos resultando na melhora das dores. "No caso das cefaléias do tipo tensional, que diferem da enxaqueca por não terem origem genética, os resultados positivos da atividade física são ainda melhores uma vez que podem ser benéficos até mesmo durante a dor".

Muito comum no universo feminino, a enxaqueca carece de cuidados diferenciados, orienta a neurologista. Realizar atividades durante as crises tende a agravar as dores e torná-las mais dolorosas.
Entretanto, um cotidiano mais ativo também tende a tornar esse tipo de dor de cabeça mais fraco e episódico. "Os mecanismos pelos quais esses benefícios ocorrem ainda não são totalmente esclarecidos, mas envolvem não apenas a melhora na produção de endorfinas, mas também humor do paciente, sua autoestima e a sensação de controle sobre a dor", esclarece a neurologista.

Uma pesquisa conduzida na Suécia e publicada pela revista Headache, periódico oficial da Sociedade Americana de Cefaléia, demonstrou que um programa de atividade aeróbica desenvolvido para pessoas sedentárias e portadores de enxaqueca não só aliviou a intensidade das crises de dor de cabeça, como ao final de 12 semanas mostrou-se eficaz na redução da frequência das crises, assim como na necessidade do uso de analgésicos. O programa consistia em treino de 40 minutos em bicicleta ergométrica três vezes por semana.

Pilates e yoga

O professor de educação física Isaias Rodrigues explica que esse tipo de exercício atua diretamente sobre o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, auxiliando o processo de diminuição de dor.
"Para as dores de cabeça originadas pela flutuação hormonal, caso da tensão pré-menstrual (TPM), sugerimos intensas atividades cardiovasculares, como corrida, spinning e aulas em circuitos", observa.
Por sua vez, aquelas originadas pela mudança na dieta - muito comum em processos de emagrecimento - sessões de musculação de alta intensidade são mais indicadas. "Nesse caso, com no máximo uma hora de duração", define o especialista.

Para as dores provocadas por estresse, o professor orienta aulas que facilitam o relaxamento e/ou mudança do foco de atenção. Segundo Rodrigues, aulas de pilates, yoga e alongamento produzem grandes resultados para esse tipo de dor. Aqueles, contudo, que preferem atividades mais dinâmicas, a sugestão fica por conta das aulas de dança, como jazz e as de salão.
Variedade de sintomas
Basicamente as cefaleias podem ser classificadas em primárias ou secundárias. As causas primárias são enxaqueca, cefaleia tensional e a em salvas, entre outras menos frequentes.
Estas não têm uma causa secundária, como tumores, infecções do sistema nervoso central (SNC) e traumas, entre outros. As cefaleias secundárias são aquelas que se caracterizam pela dor de cabeça que ocorre devido a uma doença que a cause, podendo, por vezes, ser grave.
Assim, a cefaleia pode ocorrer secundária a infecções do SNC, traumas cranianos, tumores no cérebro, sangramentos no SNC (rompimento de aneurisma, por exemplo).

Como o próprio nome sugere, o sintoma em comum da cefaleia é a dor de cabeça. Os sintomas que se relacionam à doença podem ser vários e dependem do tipo de dor que o paciente apresenta e outros sintomas que se associam à dor. Com isso, o médico deve tirar uma história cuidadosa para chegar ao diagnóstico da cefaleia. As várias diferentes apresentações podem ser:
* gTipo de dor: em aperto ou latejante.
* Duração: se dura alguns segundos, horas ou mesmo dias.
* Localização: dor ocular, dor latejante na região das têmporas, dor na região da nuca, etc.
* Forma do início do dor: teve início de forma repentina, ou aumentou aos poucos.
* Achados associados: febre, fraqueza em um lado do corpo, náuseas, intolerância à luz ou a barulhos.
Mantenha distância da dor de cabeça
* Observe e evite alimentos ou medicamentos que provoquem crises de dor
* Respeite as horas de sono
* Evite ficar longos períodos sem comer
* Procure controlar sentimentos como a raiva e a ansiedade
* Tome a medicação contra a crise logo no início da dor
* Faça alguns intervalos ao usar por muito tempo o utador
........
ZMZMZMZZMZMZMZZMZMZMZZMZMMZZMZMZMZMZZMZMZMZMZZMZMZMZMZMZZMZMZMZMZMZM

Nenhum comentário:

Postar um comentário