terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CHINESES ENCONTRA SOPA MILENAR.

Chineses encontram vasilha e restos de sopa com 2.400 anos

PUBLICIDADE
DA FRANCE PRESSE
Uma vasilha de bronze contendo restos de um líquido que parece ser uma sopa foi encontrada por arqueólogos chineses. A idade do objeto é estimada em 2.400 anos.
"A descoberta terá um importante papel no estudo dos hábitos culturais e alimentares do período de guerra chinês (entre 475 a 221 a.C) ", comentou Liu Daiyun, do Instituto de Arqueologia.
A sopa e ossos, provavelmente usados como ingrediente, estavam dentro da vasilha de metal --um pequeno navio ornamental feito de bronze. Esta, por sua vez, se encontrava em uma tumba revelada durante obras de ampliação do aerporto da cidade de Xian --a mesma onde ficam os famosos guerreiros de terracota.
Tanto o líquido quanto os ossos eram da cor verde, devido à oxidação do bronze. Por isso, os pesquisadores aguardam uma confirmação de seus achados por um estudo posterior.
Os arqueólogos também desenterrram outro pote de bronze com um líquido inodoro, que pode ser um vinho envelhecido pertencente a um membro da classe militar ou de donos de terras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário