terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MEXICO PEDE SOCORO FINANCEIRO.

México pede 73 bilhões de dólares ao FMI para 


blindar sua economia

Diretor do fundo demostrou apoio à medida que poderá ser o maior empréstimo preventivo da história da instituição

Arquivo/Getty Images
O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn
O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, defendeu o empréstimo
Cidade do México - O México, que busca blindar sua economia ante contingências internacionais, solicitou nesta terça-feira ao Fundo Monetário Internacional a ampliação para 73 bilhões de dólares de sua linha de crédito flexível concedida em 2009, pedido a que o organismo reagiu de maneira favorável.
A solicitação, que estende para mais dois anos a linha de crédito concedida originalmente por um ano e num montante de 43 bilhões de dólares, foi apresentada num encontro no México entre o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, o presidente Felipe Calderón e membros de sua equipe econômica.
"Minha intenção é encaminhar rapidamente a solicitação do México à Direção Executiva do FMI", disse Strauss-Kahn à imprensa na residência presidencial mexicana de Los Pinos, após reunir-se com Calderón.
Se o FMI "concordar com nosso pedido estaríamos protegendo nossa economia ante qualquer imprevisto" nos próximos dois anos, destacou Calderón.
Trata-se do maior montante comprometido como crédito preventivo concedido a um país na história do FMI, explicou por sua vez o governador do Banco do México, Agustín Carstens.
O FMI decidirá se ampliará o crédito do México em meados de janeiro, comentou à AFP um porta-voz da secretaria mexicana de Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário