domingo, 19 de dezembro de 2010

PORTO ALEGRE TERA TRANSPORTE HIDRO-FLUVIA A GUAIBA.

Governo recebe propostas de transporte hidroviário entre a Capital e Guaíba
Modalidade prevista nesse procedimento
 é
 a de concorrência de concessão de uso.

 Modernas balças farao o trejeto entre a Capital e vezinho municipio.
Traçado do trajeto entre a capital e guaiba.


Porto Alegre - A licitação voltada para o sistema de transporte hidroviário entre os municípios de Porto Alegre e Guaíba teve mais passo nesta sexta-feira, com a abertura das propostas na Central de Compras do Estado. A empresa que se credenciou à participação do processo licitatório é a Viação Tapajós Ltda. A modalidade prevista nesse procedimento é a de concorrência de concessão de uso.
De acordo com os termos contidos em um dos anexos do edital, a empresa vencedora da licitação terá direto à concessão do serviço público hidroviário pelo período de 30 anos. Para tanto, a concessionária deverá requerer seu credenciamento junto à Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre.

A implementação desse sistema atende, assim, aos anseios da população que diariamente desloca-se de um município para outro e reivindicava uma via alternativa de transporte. Houve época, inclusive, em que a capital do Estado se ligava a alguns municípios do interior apenas por vias aéreas ou hidroviárias. Esta situação perdurou até a década de 1950, quando foi construída a ponte sobre o Lago Guaíba. Com o novo sistema a ser implementado, voltarão a ser três, de maneira ajustada às necessidades dos usuários deste trajeto, as alternativas de ligação entre a Capital e o interior do Estado.

Para esta nova prestação dos serviços de transporte de passageiros, serão exigidas embarcações novas, do modelo catamarã (com duplo casco), com ano de fabricação a partir de 2009. Além disso, estão previstos, no mínimo, duas embarcações, com 120 lugares, cuja projeção de atendimento é o transporte de 4 mil passageiros/dia.

Em Porto Alegre, as embarcações partirão do Armazém B - 3 do Cais do Porto até o centro de Guaíba, junto à atual Estação Rodoviária daquele município, onde iniciarão o deslocamento inverso. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site da Cecom (www.cecom.rs.gov.br), no link Consulta a Editais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário