sexta-feira, 24 de abril de 2015




Problema em radar atrasa voos no Aeroporto Afonso Pena

Um problema em um dos radares do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, provocou atraso de metade dos voos programados para saírem do terminal aeroportuário até as 20 horas desta sexta-feira (24). Dez voos também foram cancelados. O problema persiste durante a noite e a previsão é que o radar volte ao normal somente na manhã de sábado (25).
A situação é averiguada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle Aéreo II (Cindacta II), responsável pelo controle e manutenção dos radares. O problema, segundo informou o Cindacta de Brasília, atinge o radar de aproximação do Aeroporto Afonso Pena. Com isso, tanto a chegada de aviões quanto a decolagem ficam comprometidas. Os aviões precisam, segundo o Cindacta, de mais tempo entre as saídas e chegadas dos voos para operarem. Os voos, apesar dos atrasos, continuam em operação.
Até as 20 horas, segundo o site da Infraero, dos 98 voos programados para o Aeroporto Afonso Pena, 58 atrasaram e dez foram cancelados. Entre os dois voos previstos até as 20 horas para decolagens internacionais, um havia atrasado.
De acordo com a assessoria do Cindacta em Brasília, a equipe responsável vai trabalhar durante a noite e madrugada para que o equipamento volte ao normal durante a manhã de sábado. A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Infraero, que informou que não tem responsabilidade pelo controle do tráfego aéreo.
Em contato com as companhias aéreas que operam no terminal, as três maiores empresas que operam voos no terminal (Gol, Azul e TAM) confirmaram que sofreram com atrasos e cancelamentos na operação nesta sexta-feira (24) por causa de problemas com os radares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário