quarta-feira, 2 de março de 2011

CINDACTA INTERDITA CONTRUÇAO DE PREDIO NAS CABECEIRAS DO AEREOPORTO DE CAXIAS DO SUL - CXJ


02/03/2011 

AVIAÇÃO

Prédios ameaçam aeroporto


Secretário municipal de Urbanismo deve anunciar hoje uma solução para o impasse

Caxias do Sul – A construção de um condomínio residencial pode interferir nos pousos e decolagens de aviões do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O alerta foi dado pelo Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), por meio de um ofício à prefeitura de Caxias do Sul, no qual solicita atenção. A obra está interditada. Titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Francisco Spiandorello deve anunciar hoje uma decisão sobre o futuro do empreendimento imobiliário, integrante do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
A obra fica na Rua José Bertelli, no bairro Salgado Filho, e é vizinha ao aeroporto. O projeto prevê quatro prédios residenciais de 10 pavimentos e está sendo executado pela Globo Engecon Engenharia e Construção. Do novo condomínio, chamado Puerto Vallarta, duas torres já estão erguidas até o terceiro pavimento. As outras duas ainda estão nas fundações. A conclusão está prevista para novembro de 2012.
– Depois de uma análise visual da obra, informamos o possível obstáculo ao DAP, que contatou a prefeitura – explica o administrador do aeroporto, Henrique Elustondo.

De acordo com Zulmir Baroni, diretor técnico da Secretaria de Urbanismo, o projeto foi liberado pela prefeitura em abril de 2010. Sexta-feira, após receber o ofício, Baroni esteve na área e paralisou a obra.

– Entendemos que era o caso de interditar até termos uma definição. Ontem (segunda-feira), os técnicos da secretaria estiveram no local para fazer a medição do terreno e dos prédios – explicou Baroni.

O titular da pasta, que estava de férias, retomou ao trabalho ontem. Segundo Spiandorello, antes de liberar qualquer obra, a prefeitura faz um levantamento da altura. Em caso de área próxima do aeroporto, o projeto deve ser encaminhado ao DAP, o que não ocorreu no caso do Puerto Vallarta.

– Não enviamos porque julgamos que a construção estava distante o suficiente do aeroporto. Ainda precisamos analisar as medições realizadas pelos técnicos para decidir o que faremos – afirmou Spiandorello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário