terça-feira, 8 de março de 2011

AROEIRA.A MAIS PEQUENINHA POREM A MAIS ROBUSTA RESISTENTE

Estudo avalia resistência de madeira a cupins

Uma pesquisa avaliou a resistência natural das espécies algaroba, angico, cássia, craibeira, cumaru, pau-d'arco e o pereiro a cupins subterrâneos em ensaios de preferência alimentar. A resistência das madeiras foi correlacionada com teor de substâncias extraídos em água quente. As amostras das espécies foram submetidas por 50 dias, à ação de cupins do gênero Nasutitermes. A resistência natural das madeiras angico, cássia, pau-d'arco e pereiro não foi afetada pela posição na direção medula-casca. A concentração de extrativos solúveis em água quente, exceto para aroeira e braúna, não apresentou boa correlação com a resistência natural das madeiras ensaiadas, uma vez que as madeiras mais resistentes (pau-d'arco e pereiro) não estão entre as mais ricas em extrativos. 
Com exceção do angico, cássia, pau d'arco e pereiro, a resistência da madeira foi dependente da posição do tronco. Para a craibeira e algaroba, a madeira de alburno foi a mais resistente que a do cerne interno, contrariando o citado por vários autores, que afirmam ser a madeira de alburno menos resistente ao ataque de xilógafos, quando comparada a do cerne.

O estudo salienta que estas madeiras, mesmo que tratadas com produto químico, com a finalidade de aumentar sua resistência, tendem a permanecer vulneráveis ao ataque de cupins, pois os produtos empregados para o tratamento podem não atingir as partes mais internas da madeira. 

A madeira de pereiro foi a mais resistente ao ataque de cupins. O cerne das madeireiras de braúna, aroeira e pau-d'arco, também foi resistente ao ataque das pragas. As madeiras de angico, cássia e cumaru, apresentaram uma menor vida em serviço, quando comparadas às demais citadas.

Não foi observada uma boa correlação entre a resistência natural e a massa específica das madeiras. Comportamento semelhante também foi observado entre a quantidade de substâncias extraídas em água quente, exceto para as madeiras de braúna e aroeira, cujas posições mais resistentes foram as que apresentaram um maior teor de extrativos. 

..............................................................................................................................
observaçao.a PLANTA ACIMA NAO E DE AROEIRA.FOTO APENAS ILUSTRATIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário