quinta-feira, 24 de março de 2011

AVIANCA/ EX OCEANAIR VOANDO PRA CONQUISTAR VOCE.



Avianca (Ex-OceanAir) Companhia aerea do grupo Sinergi. Voando pra conquistar voce.

E-mailImprimirPDF
HISTÓRIA:          
A Avianca (OceanAir Linhas Aéreas até abril de 2010) é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede na cidade de São Paulo. Pertence À empresa brasileira Synergy, que faz parte do Grupo Águia, também controlador das empresas aéreas Avianca, da Colômbia, e VIP S.A.
A então OceanAir iniciou suas atividades como táxi-aéreo, atendendo a executivos e operários da indústria petrolífera de Macaé e Campos dos Goytacazes (RJ). Em 2002 recebeu autorização do DAC (atual ANAC) para operar linhas em colaboração com a Rio Sul, do antigo grupo VARIG, de quem herdou rotas e aeronaves. Passou a operar cidades rejeitadas pela antiga parceira, fazendo o chamado transporte regional, para depois ampliar rapidamente sua malha.

FOKKER 100 Mk-28, PREFIXO PR-OAD, FOTOGRAFADO NO AEROPORTO DE ARACAJU (SE), EM 14.03.2010. ESTA AERONAVE FOI FABRICADA EM 1991 E INCORPORADA À FROTA DA AVIANCA EM 05.01.2006 (FOTO/CRÉDITO: FERNANDO TOSCANO).
Adquiriu alguns aviões modelo Fokker 50, que em 2008 foram retirados de operação, e em 2004 anunciou a aquisição da empresa colombiana Avianca então propriedade do magnata Julio Mario Santo Domingo e seu grupo empresarial Bavaria, a mais antiga companhia das Américas e segunda mais antiga do mundo.
Em 2006 comprou seus primeiros Fokker 100 junto à American Airlines, mas os batizou pelo nome MK-28, talvez pela imagem negativa que o tipo deixou no Brasil após uma série de incidentes e um acidente grave (TAM, em São Paulo). Em seguida iniciou seus vôos para o exterior, para a Cidade do México, utilizando aeronaves Boeing 767-300ER e Boeing 757. Devido a baixa rentabilidade e o aumento nos custos de combustíveis, a então OceanAir encerrou estas operações e devolveu os Boeing 767 e 757.
FOKKER 100 Mk-28, PREFIXO PR-OAT, FOTOGRAFADO NO AEROPORTO DE BRASÍLIA (DF), EM 18.07.2010. ESTA AERONAVE FOI FABRICADA EM 1992 (FOTO/CRÉDITO: FERNANDO TOSCANO).
Uma sociedade formada pela Ocean Air (49%) e Fondo de Inversiones Sustentables (51%) criou uma nova companhia aérea chamada Wayraperu que, em novembro de 2007 anunciou encomendas junto à Airbus de novas aeronaves da família A320. A Avianca também é revendedora exclusiva dos aviões Bombardier e Pilatus no Brasil, e opera como taxi-aéreo.
A OceanAir fechou 2008 como a 4ª maior companhia aérea brasileira, após TAM, Gol e VARIG, tendo transportado 1.471.791 passageiros, com taxa de ocupação de 66%. Além disso a companhia transportou 5.663.872 kg de carga nos porões dos seus 13 Fokker 100 Mk-28 e realizou 26.160 voos a uma velocidade média de 578 km/hora. A empresa voa para 20 aeroportos em 18 cidades brasileiras (no Rio de Janeiro utiliza o Galeão e o Santos Dumont e em São Paulo utiliza os aeroportos de Guarulhos e de Congonhas).
Suas treze aeronaves são arrendadas de empresas norte-americanas e foram fabricadas entre 1991 e 1993, sendo que as duas últimas foram entregues em fevereiro de 2008. Em 2009 a empresa se manteve estável e obteve bom rendimento sendo, inclusive, escolhida como a companhia que oferece ao passageiro o maior conforto, com maior espaço entre as poltronas, e o melhor serviço de bordo entre todas as empresas aéreas nacionais, segundo pesquisa realizada pela ANAC, que ouviu a opinião dos passageiros das empresas brasileiras.
O AIRBUS A-319 (SÉRIE 115LR), ADQUIRIDO 0 KM DIRETAMENTE DA AIRBUS, FOI INCORPORADO À FROTA DA AVIANCA EM 05.05.2010. (FOTO NO AEROPORTO DE CONGONHAS, EM SÃO PAULO).
De qualquer forma a então OceanAir perdeu espaço no mercado interno em 2009 com o crescimento da Azul, Webjet e TAM, além da Gol que se uniu à VARIG, fechando o ano como a 5ª maior transportadora de passageiros do país. A Avianca oferece um bom programa de milhagens denominado "Programa Amigo" onde a cada dez passagens adquiridas você ganha um trecho grátis (na prática um desconto de 10%).
Em 2010 a Avianca iniciou, logo após o carnaval, as rotas para a ponte aérea Rio-São Paulo (aeroportos de Santos Dumont e Congonhas), com os Fokker 100 e, até 2014, todos serão substituídos pela nova frota encomendada à Airbus. Foram encomendados inicialmente 03 Airbus A319-115, dois já recebidos (março e maio de 2010), e assinado protocolo para mais 10 A319, 07 A320 e 07 A330-200. (Na foto ao lado, o primeiro A319-115, prefixo PR-AVB, quando dos preparativos para a entrega à companhia - "aqui ainda na sede da Airbus". A Aeronave foi entregue no dia 05.03.2010).
INTERIOR DO AIRBUS A-319.115LR DA AVIANCA, UTILIZADO NO BRASIL - CONFORTO E MONITORES INDIVIDUAIS. (NA FOTO O PR-AVC).
Desde o início de abril de 2010 a OceanAir adotou o nome, mais conhecido, de outra empresa do mesmo grupo - Avianca - e as novas aeronaves já vieram com a nova identificação. Os demais estão sendo alterados com o novo novo.
Frota (26.09.2010): Airbus A319-115 (03); Fokker Mk28 F-100 (14). Total: 17 aeronaves.
Site da AVIANCA: www.avianca.com.br - Central de reservas: 4004.4040 ou 0300.789.8160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário