terça-feira, 29 de março de 2011

BENTO GONÇALVES PRESERVA PATRIMONIO HISTORICOS DA IMIGRAÇAO.



Casa de 1910 vira memorial no Parque da Vindima

Residência histórica também abriga uma central de atendimento ao turista


Casa foi doada pelas famílias
Foi inaugurada no último sábado, dia 26, a Casa Centenária de Flores da Cunha, que abrigará a Casa do Turista e o Memorial das Famílias: Falavigna, Soldatelli e Antoniazzi. A inauguração foi integrada nas comemorações da XII Festa Nacional da Vindima.
A estrutura, que foi doada por Odaly Falavigna Antoniazzi e pelo seu filho Asdrúbal Antoniazzi fica junto ao parque da Vindima Eloy Kunz. A casa, que foi construída por volta de 1910 ficava, originalmente, na avenida 25 de julho, no centro da cidade. O espaço de 126 m², distribuídos em dois pavimentos é original, sendo que algumas partes foram restauradas e pintadas para conservar o patrimônio histórico dos imigrantes italianos, que agora está à disposição para a visita dos florenses.
A estrutura de dois andares abriga no primeiro piso a Central de Atendimento e Recepção ao Turista, onde durante os eventos disponibilizará informações e material informativo sobre a cidade . 

Turistas terão informações turísticas na casa
Já o andar superior abriga um museu com artigos doados pelas famílias Falavigna, Soldatelli e Antoniazzi, que pretende dar início ao museu da colonização italiana. Neste espaço, será possível o visitante conhecer fotografias que contam a história das famílias, bem como pertences antigos, como quadros, lustres, máquina de costura, máquina de escrever, rádio e relógios. O que chama a atenção da Casa Centenária são os interruptores de energia, típicos da época, que precisavam ser girados para acender as luzes. Para acessar o andar superior, a escada original da casa também foi mantida, como forma de preservar a arquitetura da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário