quinta-feira, 10 de março de 2011

CAXIAS PODERA GANHAR OPERAÇAO DE UMA NOVA COMPANHIA AEREA

  • Alem dos embraer 175 A TRIP com sede operacional em VCP Campinas-SP tambem utiliza os ATR  42 e 72

    TRIP QUER VOAR NO AEROPORTO REGIONAL

    Caxias está de braços abertos à espera de novas companhias aéreas para duelar nos céus com a Gol, a única hoje a operar no aeroporto regional. E há fortes indícios de que a TRIP desembarcará em breve na terrinha. Informações garimpadas pela coluna dão conta de que a operadora aérea teria protocolado na sexta-feira pedido junto à Agência Nacional de Aviação (Anac) para operar uma linha que ligaria Caxias a Confins, a 40 quilômetros de Belo Horizonte (MG). A intenção é estrear no dia 1º de junho.

    Até os horários estariam definidos: o voo partiria de segunda a sábado de Confins às 9h20min, com escala em Guarulhos, e chegaria a Caxias às 12h15min. O horário de partida da cidade seria às 16h25min, de domingo a sexta-feira, fazendo a rota contrária. Ou seja, somente no sábado a aeronave (um E-jet 170, para 86 passageiros) não levantaria voo, pernoitando em Caxias, para garantir a operação no domingo, um dos dias de maior pico no aeroporto regional e hoje com apenas uma frequência da Gol.

    Embora fique parada no solo por algumas horas, entre o tempo de chegada e saída da aeronave, a TRIP escolheria esses horários como forma estratégica de oferecer mais opções, em relação aos voos da Gol, para os passageiros que buscarem o destino de São Paulo.

    Questionado pela coluna, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, Milton Corlatti, confirma que a direção da TRIP conversou com ele no ano passado demonstrando intenção de aterrissar em Caxias.

    – Existe, sim, a vontade de a TRIP voar aqui. Isso é ótimo. Quanto mais operações de voos tivermos, mais passageiros teremos – salienta o dirigente, também empresário do ramo de turismo.
  • Potencial

    O administrador do Aeroporto Hugo Cantergiani, Henrique Elustondo, mostra-se otimista com a possibilidade de chegada de uma nova companhia aérea.

    – A aviação brasileira cresceu 24% no ano passado, três vezes mais do que o PIB (Produto Interno Bruto). Um exemplo notório é que o voo da Gol das 15h20 (que liga Caxias a Guarulhos, com escala em Curitiba) ninguém imaginava que daria certo e hoje está sempre lotado. É um dos melhores voos daqui – ilustra o dirigente.

    Elustondo comprova por meio de números que Caxias tem potencial para receber mais companhias aéreas (com as reformas, o terminal terá guichês para cinco operadoras). Em janeiro, o aeroporto regional recebeu 13.244 passageiros, entre embarques e desembarques, 22% a mais do que no mesmo mês de 2010. A média de ocupação dos voos foi de 67%. 

    E a Azul?

    Embora se mantenha em silêncio, se fortalecem as especulações de que a Azul também tem interesse em alçar voo no mercado caxiense.

    Por enquanto, a empresa aguarda a liberação para instalar uma linha rodoviária para levar os passageiros da Serra ao aeroporto da Capital.
  • Agilidade

    A partir do momento em que a Anac der o aval à TRIP, o aeroporto regional teria condições de atender urgentemente à necessidade de espaço para a montagem do check-in da companhia e das demais demandas terrestres, afirma o administrador Henrique Elustondo. Por isso, o prazo de 1º de junho seria absolutamente exequível.
  • Ligação fértil

    Se realmente se confirmar, o desembarque da TRIP potencializaria as relações econômicas entre duas pródigas rotas: a Serra Gaúcha e a Região Metropolitana de Minas Gerais.

    E a chegada de mais companhias aéreas resgataria a (manchada) imagem do aeroporto de Caxias, em função de sua infraestrutura por vezes deficitária e por problemas de visibilidade que impedem o pouso em dias de mau tempo.

    – As companhias estão percebendo que o aeroporto vem passando por melhorias e ampliação – orgulha-se Henrique Elustondo, que está proibido pelo governo estadual de fazer projeções sobre o término das obras.
  • Força aérea

    Mas o público quer saber: quem é a TRIP Linhas Aéreas? A coluna foi atrás e descobriu que trata-se da maior companhia aérea regional da América do Sul. Conta com 2,6 mil funcionários, 42 aeronaves e atende 82 cidades em todas as regiões brasileiras. Desses, 30 destinos são exclusivos.

    Fundada em 1998, a TRIP é controlada de forma igualitária pelos Grupos Caprioli e Águia Branca. Em setembro de 2008, a empresa estabeleceu sociedade com a norte-americana SkyWest Inc, holding detentora das companhias SkyWest Airlines e Atlantic Southeast Airlines (ASA), que juntas são a maior operadora da aviação regional do mundo.

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