quinta-feira, 21 de maio de 2015





Evento na CIC impulsiona criação de Observatório Social em Caxias



NEGOCIO E MERCADO-Leouve /Grupo RSCOM.
POSTADO POR- Rogerio Contanza.

Caxias do Sul deu hoje o primeiro passo para a criação do Observatório Social, Uma organização sem vínculo partidário que reúne entidades que representam a sociedade para atuar em nome da transparência, na melhoria de processos no governo municipal. O OS já atua em 98 cidades, em 17 estados do Brasil. O evento realizado na manhã desta terça-feira, dia 19, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias, contou com palestra do vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, que explicou os passos necessários para a criação do OS em Caxias, que inclui a construção de uma comissão de trabalho, planejamento de sua sustentabilidade financeira e institucional, realização da sua constituição legal, filiação à OSB e a formação de uma equipe de trabalho.    


-----------------------------------------------------------------------------/////////////////
Durante a palestra Ney deu alguns exemplos de como a atuação do Observatório Social pode ajudar a fiscalizar os gastos públicos conferindo o portal de transparência e acompanhando as licitações desde a divulgação no edital até a entrega do produto. Segundo ele. educação fiscal tem que ser a grande bandeira para mudar a cultura de futura. Caso contrário será feito o mesmo com a mesma colheita que de agora em relação aos gastos dos municípios.  

Segundo um levantamento feito pelo Observatório Social do Brasil, em cidades que não tem o Observatório, em média apenas três empresas conseguem participar das licitações, já onde tem o O.S o número de empresas aumenta para nove. Neste caso, segundo o palestrante, a concorrência inibe a existência de pagamento de propina.

Ney encerrou a palestra provocando a todos os presentes no evento, perguntando “Onde começa a corrupção?” Junto com a pergunta foi lançado o desafio: ”Qual a contribuição de todos para que tenhamos uma área livre de corrupção?   

O vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas fez questão de deixar claro que a organização não tem interesse algum de ocupar a cadeira do prefeito e sim de ajudar o controlar os gastos e ter uma gestão mais eficiente do município. 

O núcleo caxiense da O.S será formado pela CIC Caxias, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do R (Sescon Serra Gaúcha), Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs) e empresários que se dispuseram a serem voluntários no projeto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário