quarta-feira, 20 de maio de 2015






Holanda cria ciclovia que capta energia solar e resultados surpreendem


Em seis meses, a primeira ciclovia capaz de gerar energia elétrica a partir da solar no mundo tem resultados surpreendentes e se coloca como uma possível solução energética global, de acordo com cientistas.
Inaugurada em novembro do ano passado, a SolaRoad, como é chamada, fica na Holanda, país em que o fluxo de bicicletas é cartão-postal inevitável. Ela foi criada em parceria entre uma empresa de tecnologia e uma organização governamental de pesquisas científicas.
A ciclovia gerou mais de 3 mil kWh, o suficiente para um que uma scooter elétrica dê 2,5 voltas ao redor do mundo ou para abastecer com eletricidade uma casa por um ano. Não esperávamos um rendimento tão alto como este em tão pouco tempo”, escreveu a parceria em um comunicado na semana passada.
O protótipo tem sete quilômetros de extensão e está localizado no bairro de Krommenie, em Amsterdã. O pavimento de concreto recebeu inserções de painéis de energia solar, que são protegidos por vidros resistentes ao alto tráfego – suportam bicicletas, veículos motorizados e pessoas.
Segundo os criadores, com base nos resultados preliminares, a pista poderá gerar 70 kWh por metro quadrado ao longo do ano, o que garantiria o abastecimento de energia das quadras ao redor. Eles querem replicar o modelo em outras ciclovias e em estradas do país.
Um projeto semelhante deve ser desenvolvido em Idaho, Estados Unidos, por outra empresa. A Solar Roadways está em fase de captação de recursos e nos próximos meses deve implantar painéis solares em estradas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário