segunda-feira, 18 de maio de 2015





TEH TARIK: O CHÁ PRETO COM LEITE CONDENSADO DA MALÁSIA

Quando publicamos aqui no Mexido de Ideias um texto sobre o quadro da artista Red Hong Yi, feito com 20 mil saquinhos de chá, ficamos curiosos para saber mais sobre o objeto de homenagem da artista. O que seria o Teh Tarik, a bebida típica da Malásia?

---------------------------------------/////////
------------------------------------------------------------------

Composto por chá preto, açúcar e leite condensado, o Teh Tarik tem como principal característica o modo de preparo. A bebida é feita com a ajuda de dois copos, e é transferida de um para o outro até assumir uma consistência cremosa, diminuindo a temperatura e produzindo uma crema no topo.
A “dança” é feita com perfeição pelos especialistas, com o líquido alçando altos voos sem desperdiçar uma gota. Segundo o site About Travel, apesar de ser uma bebida comum na Malásia, o Teh Tarik também é amplamente consumido no Sudeste Asiático, principalmente em Singapura e na Indonésia. Sempre servido em um copo de vidro, para que seja possível apreciar o resultado do trabalhoso preparo.
A história conta que a bebida surgiu por influência dos imigrantes da Índia que se mudaram para a Malásia.  Como a artista Red Hong Yi contou ao divulgar o quadro Teh Tarik Man, a mistura é motivo de orgulho por lá, e ícone da cultura local.
Reunidos nas kopitiams (cafeterias), os malaios degustam a bebida enquanto conversam, se divertem ou assistem jogos de futebol. O roti canai, um pão típico, é o tradicional acompanhamento. Competições locais também são organizadas para descobrir quem prepara a bebida com mais destreza, sem desperdiçar uma gota.
Ficamos curiosos para experimentar essa mistura! Se você já tomou o Teh Tarik, não deixe de nos contar nos comentários – ou enviar seu depoimento ao nosso e-mailcontato@mexidodeideias.com.br.
Por: Marina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário