sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

RADIO VIVA FM DE FARROUPILHA COMPLETA 20 ANOS.

Região: Rádio Viva FM 94.5 completa 20 anos de história na Serra Gaúch

Região: Rádio Viva FM 94.5 completa 20 anos de história na Serra Gaúcha

Apesar de operar oficialmente a partir do dia 02 de julho de 1990, como Rádio Viva FM, a caminhada iniciou no ano de 1988, quando 10 amigos foram visitar Brasília, a convite do então Deputado Federal Paulo Mincarone. Durante a estadia o parlamentar levou o grupo até o Ministérios das Comunicações para sensibilizar a liberação do canal FM, que estava a disposição para a cidade de Farroupilha. Na conversa, todos os procedimentos foram realizados com o Ministro Antônio Carlos Magalhães, e assim começava uma corrida contra o tempo para buscar todas as regularizações. No retorno para Farroupilha ficou definido que Eduardo Corbelini e Irineu Perguer iriam ser os sócios, e também os responsáveis em montar toda a estrutura documental. Ainda em 1989, iniciava a construção do parque de transmissores. Com a liberação de um financiamento, foi comprado o primeiro transmissor e uma antena, que foram instalados no morro da Linha Julieta. Assim começa a surgir as primeiras transmissões, mesmo em caráter experimental, sem estúdio, direto da torre erguida com um poste de eucalipto.

Enfrentando dificuldades financeiras para montar estúdios e contratar equipe de locutores e de administração os sócios Corbelini e Perguera, se unem com o Grupo RSCOM, liderados por Carlos Piccoli, Antônio Piccoli, Fernando Rachele, e Alfredo Cousandier. Com a possibilidade de maior investimento nos primeiros meses de 1990, começou o período de transmissão experimental. Nesses meses apenas músicas eram rodadas, entre às 8h e 19h, e com a caracterização que mantém até o hoje, as canções populares. 

Após todas as transmissões experimentais e debates entrava no ar no dia 02 de julho de 1990, a Rádio Viva FM 94.5, por coincidência aniversario do sócio Antonio Luis Piccoli, com seu transmissor de 1000 WATS de potência, e propagando o jornalismo comunitário com o melhor da música popular. O responsável pela primeira transmissão foi o locutor Nilson Couto, que misturava na sua locução as mais diversas músicas com as informações de toda a região da Serra Gaúcha. Ao longo dos anos vários profissionais passaram pela emissora, que começou pontuar a liderança de audiência nas principais cidades da serra no inicio de 1995. A consolidação chega no início dos anos 2000, com a conquista absoluta de audiência na principal cidade do interior, Caxias do Sul, onde apresentou a marca de 40 mil ouvintes por minuto. Além disso a pesquisa da Revista Amanhã, que aponta as marcas mais lembradas pelos gaúchos, coloca a Rádio Viva FM entre as 10 mais lembrados, e logo em seguida, entre as cinco, sendo a primeira do interior. 

Em 2001, a festa da Rádio Viva começa a ser realizada em Farroupilha, já que no final da década de 1990 acontecia em Caxias do Sul. E já na primeira edição mais de 20 mil pessoas participaram do encontro musical. Esta referência de público e a divulgação dos gêneros musicais tocados diariamente na emissora, começa a estruturar a participação de grandes nomes da música brasileira. Passaram no palco de Farroupilha artista como Gilberto e Gilmar, Ataíde e Alexandre, Teodoro e Sampaio, Edson e Hudson, Zé Henrique e Gabriel e Marlon e Maicon. A partir de 2005, a festa começa a reunir mais de 50 mil pessoas, e a presença dos artístas é reforçada com duplas como: Milionário e José Rico, Rick e Renner, Gian e Giovani, Guilherme e Santiago, Hugo e Tiago e Hugo Pena e Gabriel.

Em 2010, ano que comemora 20 anos, no dia 02 de Julho, o grande presente foi concedido pelos ouvintes, com a liderança absoluta na pesquisa do Instituto Ibope no mês de maio, em Caxias do Sul, sendo que alguns programas e horários ultrapassam a casa dos 83% dos rádios ligados na frequência FM. Para agradecer este retorno, são mais de 500 prêmios que vão ser distribuídos neste ano, além do grande show do final do ano, que acontece em dezembro, e deve reunir mais de 50 mil pessoas. A participação nas comunidades em que esta presente é a principal característica da emissora, mensalmente são realizadas campanhas educativas, sociais e de lazer, para brindar o fantástico retorno de mais de sete milhões de ouvintes por dia. Durante a programação também são realizadas várias promoções, onde os ouvintes são contemplados com cds, dvds, ingressos, camisetas, ranchos, e presentes dos principais cantores e bandas do país.

Confira o vídeo institucional da Rádio Viva FM:

http://www.radioviva.com.br/viva945/empresa.php
    Mais fotos (clique para ver ampliado)
Fábio Carnesella - Rádio Viva FM 94.5
Postado por : leouve

/ tempo

Nas principais cidades do RS
 

/ blogs

03/12/2010 - Consultório Médico
Gastrite e úlcera: como evitá-los?
03/12/2010 - Aroma e Sabor
Rocambole Doce - Super Delicioso
03/12/2010 - A Lupa no Gramado
O Inter vai, mas os espiões ficam

/ serviços

02/12/2010 - Comunicados
Casamento Comunitário neste sábado
Busca  
RSCOM - Rede Serrana de Comunicações Rua Marechal Deodoro, 101 - 7º andar - 701

Fone/Fax:(54) 3455-3999 | © 2010 - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário